Esse fim de semana eu, o Rafael Carneiro, Tarso Bessa e o Paulo Sobreira viajamos para Sobral pelo CEJUG para participarmos enquanto palestrantes do 1º Café com Tapioca Sobral.
A minha primeira palestra foi sobre o NetBeans. Hora nós conversei um pouco sobre a história do projeto, a plataforma e as funcionalidades do NetBeans e o que está por vir na próxima versão. Aqui estão meus slides: netbeans_sobral.odp e netbeans_sobral.pdf. Aqui está a versão online em Flash:
Algumas fotos das palestras:
A idéia era fazer a palestra pela manhã e na tarde fazer a prática de NetBeans no laboratório. Porém tivemos alguns impercÃlios e o laboratório não aconteceu. Para quem ficou na vontade, eu recomendo dar assistir o Guided Video Tour do NetBeans.
O Rafael Caneiro apresentou a palestra “Apresentando o CEJUG e o poder do Java“, o Tarso Bessa “Simplificando o Desenvolvimento Web com Java Server Faces” (inclusive me fez ficar bastante motivado para aprender mais sobre JSF) e o Paulo Sobreira “Relatórios em Java com iReport“.
Nossa grande surpresa na viagem foi a presença massiva a do pessoal de ParnaÃba, PiauÃ, notadamente alunos do Sistemas de Informação da Faculdade Piauiense. Eles vieram em Caravana de ônibus e percorreram quase 300km para chegar em Sobral (segundo o Google Maps). Isso sem contar que o ônibus quebrou quando já estava bem perto de Sobral. Eles estão de parabéns pelo empenho.
Durante a tarde eu aproveitei que nós tÃnhamos dois laboratórios e bastante gente e improvisamos uma apresentação sobre certificações Java. Foi bom porque podemos tirar muitas dúvidas e como o Tarso Bessa (SCJP, SCWCD e SCEA) estava lá e pode nos tirar várias dúvidas. Também é uma boa para eles porque eles tem boar oportunidades como o CEJUG Certified e o SAI. Além disso houveram também os mini-cursos “JPA com Hibernate” com o Carneiro e o “JSP e JSF” com o Tarso .
Depois do evento tivemos um tempinho para conhecer mais a cidade. Eu sempre tive muita vontade de conhecer Sobral. Existe uma imensa quantidade de praças, igrejas, locais tombados e museus na cidade. A cidade em si é muito limpa e bem cuidada, os monumentos e a arquitetura original da cidade são muito bem preservados.
Ao lado disso a cidade é bastante desenvolvida, há vários campus universitários e bons restaurantes. Eu confirmei o que eu já tinha ouvido falar mas achei que era só boato, há realmente uma grande rede pública de wifi na cidade. É possÃvel sentar no banquinho da praça, se conectar a rede sem senha e navegar. Um sonho. Além disso há também redes privadas de wifi de provedores de Internet locais.
Nós no “Arco do Triunfo” (na verdade se chama Arco de Nossa Senhora de Fátima) que ilustrou o cartaz do evento.
As crianças de Sobral me ensinaram o grass-surf, uma nova modalidade esportida.
Nós de volta a Fortaleza ao lado do “Carneiromóvel”.
Eu adorei a viagem, faço uma avaliação muito positiva do evento e acredito que vamos colher ótimos frutos. Meu obrigado a todos que organizaram, participaram e patrocinaram o evento.
Há mais fotos da viagem nesse meu álbum.
Muito bom o post, Sr. Silveira!
Só adiciono meus agradecimentos a todos os participantes e organizadores.
Ah! Esqueceu de mostrar a foto do IA!
Muito bacana 🙂
As fotos ficaram legais, parabéns a todos que levaram o CEJUG à Sobral.
Abraços.
Fala Silveira,
parabéns pelo esforço que você vem fazendo em disseminar o Java no Ceará e parabéns também pelo post, resumindo tudo o que aconteceu na viagem e no evento. Em outro evento o seu mini-curso será o primeiro! 🙂
[]s
[…] a apresentação do Tarso Bessa em Sobral alguém na platéia perguntou sobre um equivalente a biblioteca GD no PHP. O GD é uma biblioteca […]
[…] de agradecer o apoio e hospitalidade do Yuri, Patrick e Adriano. O Silveira fez um excelente post sobre o evento, vale a pena […]